sábado, 5 de setembro de 2009

Amiga, estou aqui para ti!!


A série Friends, mostra-nos a vida de 3 rapazes e 3 raparigas que vivem na cidade de Nova Iorque. Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston), Joey (Matt LeBlanc), Phoebe (Lisa Kudrow), Monica (Courteney Cox Arquette) e Chandler (Matthew Perry) estão na transição dos vintes para os trintas e podemos ver a um nível pessoal algum progresso, mas noutras áreas nem por isso. Ross conquistou algum sucesso na sua carreira, estando a leccionar paleontologia na Universidade de Nova Iorque. Pessoalmente, porém, ele é um desastre. No final da série 9, ele já tem 3 ex-mulheres, e duas crianças de duas mulheres diferentes. O amor da sua vida, Rachel é a mãe do seu segundo filho – eles vivem juntos, porém não têm um “relacionamento”. Chandler, por outro lado, finalmente encontrou o sucesso no seu casamento com a irmã de Ross, Monica, mas tem de encontrar um trabalho que o satisfaça!

Joey é um actor que áparte de se apaixonar por Raquel durante a série oito, não está confidante que se manterá solteiro – os seus dois lemas são: comer e ter sexo. Na série nove, Phoebe finalmente compreende que nunca tinha tido uma relação longa e séria, decidindo-se que é tempo de mudar. Ela é provavelmente a mais independente do grupo, tendo chegado à classe média, vindo directamente das ruas da cidade.

O grande enfoque desta série é provavelmente dado pela música tema da série : “'I'll be there for you ...” Durante a adversidade e o desespero, este grupo de indivíduos diversos, voltam-se uns para os outros, suportando-se uns aos outros – mesmo colocando os seus interesses pessoais à frente dos do grupo... É uma série muito cómica, deixando-nos a impressão que a dor da vida real nunca os afectará grandemente.

O sucesso inicial da série Friends foi construída na ideia que um grupo unido, como uma família se poderia nutrir, levando-os a um longo e belo caminho. O apóstolo Paulo, sabia a importância disto já no primeiro século, as suas cartas às igrejas estão cheias de preocupações aos seus amigos, para saber se estão a crescer como deveriam. A descrição da vida comunitária em Actos 2 e 4 mostra-nos um grupo de pessoas que estavam comprometidas uns com os outros, partilhando tudo o que possuíam, sonhavam e viviam, tendo como preocupação não só os seus amigos mas como aqueles que os rodeavam. Uma das razões pelas quais devemos nos reunir com outros cristãos, é que precisamos uns dos outros para crescer. Há um provérbio africano que diz: “Se queres ir rápido vai sozinho, se queres ir mais longe vai acompanhado.” O apoio e o suporte não é só para nos fazer felizes. Há um propósito, e esse propósito é o crescimento, individual e em comunidade.

Para onde é que estamos a crescer?
Jesus diz-nos que a razão de Ele ter vindo ao mundo, é para que tenhamos vida em abundância. E iremos ter isto se formos discípulos de Jesus. É um caminho difícil, e não conseguimos sozinhos. A mensagem cristã é sermos aos poucos mais parecidos com Jesus. Não fazemos isto irradicando a nossa personalidade, mas sim através de uma renovação da nossa forma de pensar – ser menos egoístas, menos agressivos e furiosos, mais perdoadores. Sermos nós mesmos enquanto nos tornamos parecidos com as prioridades e os valores de Deus.

Vemos nos Friends que umas pessoas fazem progressos significativos, enquanto outros parece que param no tempo. Acredito que quando deixamos de pensar tanto em nós e tentamos mais pensar nos outros, começamos realmente a crescer.
Que ajuda és tu realmente para os teus amigos?
Que parte tens tu na vida dos teus amigos? Partilham a vida contigo? Pedem-te conselhos? Ou debatem contigo séries e futebol?
Há uma diferença enorme entre estar para os amigos quando começa a chover, emprestando o guarda-chuva, ou chegar para ver as poças quando pára de chover.
Quando olhamos para trás, vemos que crescemos? Quem nos tem ajudado? Temos agradecido e cultivado essas amizades? Não devemos descartar as amizades.
Temos sido nós pessoas que passamos tempo com os nossos amigos?

1 comentário:

analisedasemana disse...

Não conhecia a série e tenho visto uns episódios...
São geniais!!! :)